terça-feira, 1 de setembro de 2015

[Resenha] Trilogia dos Espinhos #1: Prince of Thorns

Título: Prince of thorns (Trilogia dos espinhos – volume 1)

Autor: Mark Lawrence

Editora: Darksidebooks

ISBN: 9788566636116

Número de páginas: 360

Skoob: Adicione a sua estante

Sinopse: As estradas do Império Destruído. Um cenário abandonado há milênios pelos enigmáticos Construtores. É nessa nova era medieval que o Príncipe Honório Jorg Anerath se vê obrigado a amadurecer para saciar seu desejo de vingança e poder. Jorg testemunhou o brutal assassinato da rainha-mãe e de seu irmão caçula, ainda criança. Jogado à própria sorte em um arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. Quatro anos depois, o Príncipe dos Espinhos lidera uma irmandade de assassinos. E a única intenção é vencer o jogo. O Jogo que os espinhos lhe ensinaram.


Defina o livro com uma frase: Por muitíssimo tempo, não estudei nada além da vingança. Construí minha primeira câmara de torturas nos recantos escuros da imaginação. Deitado sobre lençóis de sangue na Sala de Cura, descobri portas dentro de minha cabeça que eu não havia encontrado antes, portas que até mesmo uma criança de nove anos sabe que não devem ser abertas. Portas que nunca se fecharam novamente; Eu escancarei essas portas.”

Primeiramente não poderia deixar de comentar a edição impecável de todos os livros publicados pela editora Darkside, que além de apresentarem histórias mais sombrias que eu amo te prendem pela atenção aos mínimos detalhes. Quem tem um livro ou já viu alguma cópia física dessa editora sabe do que eu estou falando. É impossível não se apaixonar...

O primeiro livro da trilogia do espinhos me deixou apaixonada antes mesmo de começar a ler a história. Um belo dia estava eu na minha rotineira stalkeada nos principais sites de livros quando vejo um novo lançamento da Darkside. Foi amor a primeira vista, ainda mais que pelo site que eu comprei, os três livros estavam sendo vendidos em um box. Apesar dessa paixão acabei demorando um pouco (com muita dor no coração) para comprar na esperança de uma promoção. Após dois longos meses de visitas constantes eles finalmente entraram em promoção e eu comprei.

“Você só pode vencer um jogo quando entende que se trata de um jogo. Deixe um homem jogar xadrez e diga a ele que todos os peões são seus amigos. Diga que ambos os bispos são santos. Faça-o lembrar de dias felizes à sombra das torres. Deixe-o amar sua rainha. Veja-o perder tudo.”

Bom, falando um pouco do livro em si... A edição que eu comprei é a de capa dura, com marca página. Um dos diferenciais nessa edição é que cada capítulo se inicia com uma página preta com uma pequena descrição de cada personagem. A diagramação torna a leitura confortável e o papel amarelado (papel pólen) não cansa os olhos, não encontrei nenhum erro de digitação ou diagramação.

O livro começa sem rodeios, o leitor é introduzido no meio da ação, sendo que os detalhes de porque e como as coisas são irão sendo apresentados ao decorrer das páginas e capítulos. A narrativa do livro é em primeira pessoa, e acompanhamos o caminho do príncipe Honório Jorg Ancrath, um “menino” de 13 anos durante a dizimação de um vilarejo junto a uma irmandade de mercenários, na qual ele é o líder. É uma história que se passa em uma terra tocada pela magia e criaturas místicas, e que embora não apareçam constantemente, são criaturas como necromantes e bruxas capazes de invadir os sonhos e te controlar.
“Sou conhecido por ser contraditório. Quando algo me empurra, eu empurro de volta. Até quando fui eu quem me empurrou, em primeiro lugar. Seria fácil cortar as tripas dele naquele momento. Satisfatório. Mas a vontade era urgente demais. Senti-me pressionado.”

Quando ainda era apenas uma criança de 9 anos, Jorg presenciou o assassinato de seu irmão mais novo e de sua mãe, a rainha de Ancrath, por meio de uma emboscada criada pelo conde de Renar, seu próprio tio. Ele só sobrevive pois um dos guardas consegue o tirar da carruagem e o arremessar em um arbusto de roseira-brava, uma planta conhecida por seus terríveis espinhos. Ele fica imobilizado pelos espinhos e conforme sua carne é perfurada, sua alma se torna cada vez mais negra, tomada pelo ódio e sede de vingança. Antes onde havia uma criança inocente agora se esconde uma pessoa fria, cruel, calculista e que não tem receio de eliminar qualquer um que se ponha em seu caminho.

“Há uma razão pela qual eu vou ganhar esta guerra. Todos os vivos têm lutado uma batalha que envelheceu antes mesmo de eles nascerem. Eu já afiava meus dentes nos soldadinhos de madeira do salão da guerra do castelo de meu pai. Tenho uma razão para ganhar onde os demais falharam. Eu simplesmente entendo o jogo.”

Após uma recuperação que só pode ser considerada como um milagre, Jorg pretende fugir do reino para começar a sua vingança, porém o que uma criança de 9 anos poderia fazer sozinha na estrada? É então quando, durante a noite, ele vai até os calabouços (junto ao seu tutor, Lundist) e liberta diversos presos que seriam mortos no primeiro raio da manhã com a condição que ele pudesse acompanhá-los.

Quatro anos se passam desde a fuga de Jorg e agora ele, com apenas 13 anos, se torna líder da irmandade de mercenários, matando, saqueando, estuprando e destruíndo tudo que se encontre em seu caminho. Para que ele alcance o objetivo de se tornar rei aos quinze anos ele não irá medir esforços e todos ao seu redor se tornam dispensáveis

“Quinze anos! Se tivesse quinze anos não estaria devastando vilarejos. Quando chegar aos quinze, já serei rei!”

O livro tem aquela caracterísica, que nós leitores utilizamos com frequência de “só mais um capítulo e eu paro” o que sabemos que não é verdade, já que este livro te prende por horas sem tornar a leitura cansativa. O que chama a atenção é que o protagonista desta obra é um anti-herói, já que o move é a sua insaciável sede por vingança e poder. Definitivamente é um livro que eu recomendo para quem gosta de obras com cenários medievais carregadas de violência e humor negro.

“Eu amadureci, mas, seja, qual for o monstro que deve haver em mim, sempre fui eu, minha escolha, minha responsabilidade, minha maldade, se você preferir. É o que eu sou. Se você quer desculpas, venha buscá-las.”

6 comentários:

  1. Olá Phoenix,
    Realmente as edições da Editora DarkSide são de cair o queixo. Não sabia que existiam outras edições deste livro, sempre vi a de capa dura. Me interessei bastante pela história! Parabéns pela inauguração do blog e pela ótima resenha =D Vou ficar no aguardo de novas resenhas...
    Beijos
    Lylu - Relíquias da Lylu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylu!
      Obrigada pela sua visita!
      Realmente é uma leitura que vale a pena, ainda mais pela edição perfeita da Darkside, da vontade de ficar olhando na estante Hahahaha
      Que bom que você gostou, em breve virão mais novidades :D
      Beijos

      Excluir
  2. Porra, eu já estava louca pra ler esse livro,e a tua resenha só me instigou mais. Chega logo black friday..kkkk...amei o blog,amei a resenha. Parabéns!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Neeeeem me fale em black friday que eu já gastei os tufos mês passado com as promoções de R$9,90. Hahahahaha Obrigada!! :D Bjobjo~

      Excluir
  3. Olá,

    Primeiro: AMEI SEU BLOG!
    Vou visitar sempre. Amei o layout e esse preto. Suspense e Terror!

    Darkside tem livros perfeitamente lindos! Amei a edição de luxo de A Garota Submersa! <3

    Essa história é demais. Meu namorado leu esses livros semana passada e eu nem dei atenção a história, mas com sau resenha eu adorei. Já vou comprara e ler em dezembro haha.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanice, tudo bem?
    Obrigada!! *-*
    Sou apaixonada por terror e seus derivados, acho que isso teve uma certa influência no blog Hahahah
    Sou suspeita para falar da DarkSide, é a minha editora favorita <3
    Você precisa ler mesmo! O Jorg é sensacional Hahahaha
    Obrigada pela visita!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir