sábado, 29 de abril de 2017

[Resenha] Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

Título: Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

Título original: The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren

Autor: Gerard Brittle

Editora: Darksidebooks

Número de páginas: 272


Sinopse: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Defina o livro com uma frase: E aqui estamos nós novamente...


Estamos aqui unidos novamente para conversar um pouco sobre um livro de “não-ficção” com um tema um tanto quanto polêmico: a existência de espíritos e demônios.

Não é mistério para ninguém o quão insatisfatória foi a minha experiência com “Exorcismo”, o livro que conta a história do caso real que inspirou o tão aclamado filme “O Exorcista” de 1973. Prometo não me alongar ainda mais neste assunto, porém estou começando a acreditar que livros de “não-ficção” que tratem da existência do sobrenatural não sejam a minha praia...


Bom, antes de começarmos a discutir sobre o livro, acho interessante explicar um pouco sobre o casal Warren...

Edward Warren Miney e Lorraine Rita Warren foram um casal de investigadores de fenômenos paranormais que dizem ter investigado mais de 10 mil durante a sua carreira que durou mais de 30 anos. Lorraine é uma clarividente e médium, já Ed foi um veterano da Marinha na II Guerra Mundial e ex-policial que resolveu mudar de carreia e se tornou um autodidata em assuntos relacionados ao sobrenatural.

Em “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” acompanharemos alguns dos mais icônicos casos estudados pelo casal, na forma de uma entrevista realizada por Gerald Brittle, que ressalta diversas vezes que todos os eventos narrados foram eventos reais observados pelos Warren e que tanto o testemunho deles, quanto os casos, estão todos embasados com diversas provas. Sejam estas gravações, fotos e/ou o relato de inúmeras testemunhas...

Acho que o meu principal problema ao ler este livro foi o meu ceticismo. Não é que eu não acredite em forças sobrenaturais, só que aqui as “evidências” me pareceram muito forçadas e exageradas.


Se tudo isso realmente aconteceu e se, segundo Ed, todos estes eventos foram gravados e tem testemunhas suficientes para encher um estádio, porque ninguém fala nisso? Ao final do livro, os Warren respondem esta pergunta vagamente, dizendo apenas que a Igreja não quer que o mundo entre em pânico após a confirmação destes eventos e que esta revelação atrairia muito mais pessoas ás práticas obscuras, aumentando os eventos de possessão, etc., assim como assustando as pessoas. De modo que uma simples TPM possa ser suspeitada como uma possessão demoníaca – o que pode até ser verdade, em alguns casos.

Eu achei o livro muito interessante nos momentos em que acompanhávamos as investigações dos Warren, porém estes momentos eram cortados por uma extensa explicação de termos e conceitos paranormais, o que interrompeu a narrativa, tornando-a em parte cansativa e maçante. Talvez, se o livro fosse dividido em teoria e prática, a leitura teria sido mais proveitosa.


Ao contrário de “Exorcismo” este livro apresenta uma narrativa envolvente e instigante – na parte dos casos e em alguns momentos da teoria – e, em diversos momentos, devorei as páginas e fiquei com um ligeiro cagaço. Porém no geral não sei dizer se eu realmente aproveitei esse livro já que o breve cagaço era obscurecido pela sombra do tédio...

Talvez eu tente ler mais um livro para tirar a prova definitiva se eu gosto ou não de livros deste gênero. Ainda bem que “1977, Enfield” está chegando em abril, publicado pela Darksidebooks – para quem não sabe, o caso de Enfield é mencionado brevemente no livro dos Warren e é de cair o cu da bunda. Diga-se de passagem, ao contrário do que você possa pensar, Annabelle é história de ninar comparado a Enfield.


E por hoje é só crianças! Lembrem-se: não vamos invocar um demônio ou brincar com um tabuleiro ouija, afinal alguém já ouviu uma história dessas com um final feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário