sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

[Especial] Os 15 melhores livros de 2016!



Então chegou aquela hora do ano que olhamos para trás, para nossas metas de começo de ano, e percebemos que não lemos quase nada do que nos propusemos. Fique tranquilo, você não é o único, não vamos nos esquecer que essa que vos fala é conhecida como Rainha do Flop.

Bom, com o final de 2016 resolvi parar para pensar em todos os livros que eu li – alguns deles eu nem lembrava mais, por isso anoto, sou uma velha precoce sequelada – e aqui está a lista dos 15 melhores livros que eu li em 2016, vale ressaltar que nem todos esses livros foram publicados necessariamente em 2016, esse ano foi o que a dona lerda aqui os leu – Ah, é importante lembrar também que eles não estão em um ranking, já que isso seria pedir demais da minha pessoa (não tenho filhos favoritos, amo todos eles), mas sim na ordem em que foram lidos.


O primeiro livro favorito do ano foi “O Vilarejo” do autor Raphael Montes, sim eu sei, li esse livro em janeiro e ainda não postei resenha... Vocês acham 1 ano de atraso muito tempo?

Esse livro se passa em um vilarejo remoto e abandonado por Deus, onde apenas o capiroto resolveu aparecer para brincar. São 7 contos distintos, porém interligados sobre 7 pecados. No prefácio o autor diz que não existe uma ordem certa para ler esses contos, porém eu li na maneira convencional e recomendo que vocês façam o mesmo – vocês podem até ler fora de ordem, só deixem o último conto por último.

Este livro foi o meu primeiro contato com o autor. Logo nas primeiras linhas, o cupido da desgraça atirou a sua flecha em mim, fazendo com que eu me apaixonasse pela forma maravilhosamente maldita com que Raphael Montes escreve. Não vá julgando esse livro por ser curto, cada conto, apesar de curto, evoca todo tipo de sentimento e sensação – predominantemente o alívio de não viver nesse vilarejo – durante a leitura de alguns deles eu até sentia frio, por causa da neve que caia sem parar...





O próximo livro é “Ilha dos Mortos”, o quarto livro da “Saga dos Mortos” do autor Rodrigo de Oliveira, eu falo pouco dele aqui, não falo?

Por se tratar do quarto volume da série fica difícil falar alguma coisa sem dar spoilers então só posso dizer uma coisa: o que era bom ficou ainda melhor, esse livro arrancou risadas e lágrimas de mim – vocês estão esperando o que para começar essa série? O fim do mundo?








O Próximo livro é “O Planeta dos Macacos”, um clássico de Pierre Boulle que eu finalmente li em 2016! Eu só havia assistido ao filme de 1968 (e os mais recentes também, apesar de eles não terem nada a ver com o livro) e já amava, porém esse livro conseguiu superar as minhas expectativas e muito.

Mesmo já tendo assistido ao filme, e sabendo o rumo que a história tomaria, a leitura deste livro foi uma experiência fenomenal e o final foi de cair o cú da bunda, se vocês me permitem a expressão. O clima de tensão que se perpetua por toda a narrativa, a centelha de esperança próximo ao final e o desfecho avassalador, tornaram este, um dos meus livros favoritos.





Indo na onda de ler clássicos que eu já deveria ter lido a séculos atrás, o próximo livro é “Eu Sou a Lenda” do autor Richard Matheson. Se eu puder pedir alguma coisa para vocês seria: nunca na vida de vocês assistam a merda da adaptação cinematográfica. Se vocês já tiverem assistido o filme, apaguem da memória, nem que vocês precisem ser lobotomizados para isso.

Tendo feito essa declaração, vamos ao livro: o que será que aconteceria se o mundo fosse destruído por uma doença que transforma os seres humanos em criaturas misteriosas e sedentas por sangue e você fosse o único “sobrevivente”? 

O livro apresenta diversas camadas de profundidade e levanta diversos questionamentos, como a necessidade da vida em comunidade, uma vez que a vida reclusa destruiria nossa sanidade. A narrativa é rápida e quanto mais nos aprofundamos na mente de Neville, mais desolados nos tornamos.



O próximo é “King of Thorns”, o segundo volume da “Trilogia dos Espinhos” do autor Mark Lawrence. Novamente: o que já era bom ficou ainda melhor. Há um desenvolvimento gigantesco nos personagens, assim como há a introdução a novos personagens, que já tem aquele espaço especial dentro do meu coração.

Lawrence apresenta uma narrativa fluida que alterna entre o passado e o presente, para explicar de uma maneira única, o que está acontecendo e como Jorg se enfiou nessa merda toda. Como no volume anterior, as últimas páginas são abarrotadas de plot twists que são tão arrebatadores que fazem aquele click e explodem nossas cabeças.




O próximo é “Realidades Adaptadas” do autor Philip K. Dick. Esse livro se trata de uma coletânea de contos que inspiraram diversos filmes, como: “O Vingador do Futuro”, “Minority Report”, “O Pagamento”, “Impostor”, entre outros.

Para resumir, o homem é um dos grandes reis da ficção científica, então é leitura obrigatória. Recomendo, para pessoas que nunca tenham lido nada do autor, que comecem a leitura por “Realidades Adaptadas”, já que cada conto é rápido e faz com que você conheça a escrita de Dick sem o comprometimento à uma obra mais longa.





O próximo é “The Kiss of Deception”, o primeiro volume das “Crônicas de Amor e Ódio” da autora Mary E. Pearson (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Você gostaria de ler alguma fantasia com uma protagonista feminina que foge dos padrões? Pois seja bem vindo ao mundo de KoD.

Este livro se trata de uma fantasia original, com personagens fortes e um mistério: afinal quem é o assassino e quem é o príncipe?











O próximo é “Silo”, o primeiro volume da trilogia “Silo” do autor Hugh Howey. Meus caros leitores, que livro bem construído... Não canso de comentar dele em todas as oportunidades que aparecem. Nele há uma protagonista feminina forte e determinada, tem distopia, ação, suspense e muita conspiração.
                                                                              










O próximo é “A Guerra do Velho” do autor John Scalzi. Já falei desse livro antes na tag dos 50%, mas ainda não consegui escrever uma resenha a altura. Ele se tornou um dos melhores livros do ano e de todos os tempos, a escrita do Scalzi trata de assuntos sérios porém sempre com uma bela dose humor e sarcasmo, como não amar? Fora que é ficção de científica da mais alta qualidade, então se você ainda não leu, está esperando o que?








O próximo é “Ciclo das Trevas – O Protegido”, o primeiro volume da série “Ciclo das Trevas” do autor Peter V. Brett (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Eu amei esse livro de uma maneira que fica até difícil descrever... Brett, Scalzi, Sanderson e King tornam meus novos autores favoritos, daqueles que você compra os livros de olhos fechados...

“Ciclo das Trevas” é uma fantasia que acompanha desde a infância até a fase adulta de 3 protagonistas que foram visitados pela dona desgraça. Enredo muito bem construído, assim como os cenários e o desenvolvimento dos personagens, afinal ninguém nasce invencível.






O próximo é “Misery” do autor Stephen King (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Esse foi o meu primeiro contato com o autor e ficou um pouco óbvio que eu me apaixonei pela escrita dele, certo?

Este livro, ao contrário de grande parte dos livros do autor, não se trata de um terror paranormal, mas sim de terror psicológico da melhor qualidade. Annie Wilkes é uma personagem sensacional, louca, obsessiva, psicótica e perigosa que faz com que se instale um clima constante de tensão e suspense.








O próximo é “Os Condenados” do autor Andrew Pyper (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Eu já havia gostado de “O Demonologista” porém esse livro superou e muito as minhas expectativas. Nele há um amadurecimento da escrita do Pyper, tornando todos os cenários que já eram bem descritos, fenomenais assim como o desenvolvimentos dos personagens. Não preciso nem falar sobre a ligação entre os dois livros, preciso?








O próximo é “Escuridão Total Sem Estrelas” do autor Stephen King (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Uma coletânea de 4 contos distintos que refletem momentos de escuridão total na vida dos personagens. Momentos em que eles estavam perdidos no fundo do poço, porém quando você está embaixo, o único caminho é para cima.

Todos os contos me marcaram de uma forma diferente, porém o que eles tem em comum é a gravidade dos assuntos tratados... Como em todos os livros do King, há uma mensagem escondida entre as linhas, basta saber se você é perspicaz o suficiente para percebe-la.



O próximo é “Coração de Aço”, o primeiro volume da série “Executores” do autor Brandon Sanderson (tem resenha no blog, é só clicar aqui). Depois de tanto ouvir falarem bem desse autor – com “Mistborn” em mãos – decidi começar por um YA contemporâneo, tentando ler coisas diferentes, já que sou a louca da fantasia.

A a escrita de Sanderson me cativou totalmente. Não sei porque ainda não tinha lido dele – precisamos parar com o preconceito com livros grandes! Enfim, esta história é perfeita para quem busca se divertir enquanto lê, gosto de comparar esse livro com um bom filme da Sessão da Tarde.




E o último livro favorito de 2016 – que quase não entrou nessa lista por causa da correria das metas não alcançadas  – é “Uma Chama Entre as Cinzas” da autora Sabaa Tahir. Li esse livro por indicação de uma tal de Key do Blog Skull Geek (kkkk) e MEUDEUS que livro fantástico! A protagonista é bem pentelha no começo do livro, porém ela cresce demais, se tornando alguém que enfrenta seus piores medos para salvar quem ela ama.

Claro que tem alguns clichês no meio, como toda boa e velha fantasia, porém a história é tão bem contada, tudo se encaixa tão perfeitamente, que eles passam desapercebidos – e olha que eu sou chata com clichês, ainda mais os de fantasia...




Pelo jeito 2016 foi o ano de conhecer novos autores que iriam se tornar os meus favoritos. Posso até não ter terminado séries esse ano (parcialmente culpo as editoras por ainda não terem lançado os próximos livros hahaha), mas comecei algumas que já tem um lugar todo especial no meu coração. Que em 2017 eu leia mais livros tão bons quanto os que eu li em 2016 e que a deusa afaste o flop de nós, amém!


2 comentários: